Comissões Temáticas

Comissões Temáticas do Pedala Joinville

 


 

Em sessão de 14/09/2022, a Diretoria e Conselho do Pedala Joinville aprovaram a instituição de Comissões Temáticas, que atuarão como órgãos permanentes de pesquisa, estudo e assessoramento da Diretoria nas ações institucionais da entidade. (Veja mais abaixo a relação de Comissões).

Quem pode participar das Comissões?

A participação nas Comissões é aberta a todos os ciclistas e demais interessados em mobilidade. Para participar das Comissões não é obrigatório ser associado do Pedala Joinville.

Como se inscrever?

O interessado deverá solicitar sua inscrição por meio do formulário de cadastro: Clique aqui

O trabalho nas Comissões é remunerado?

Não. Assim como ocorre com os membros da Diretoria, Conselho e Coordenações, o trabalho nas Comissões não é remunerado. Todos que atuam no Pedala Joinville fazem isso de forma voluntária.

Entretanto, levando em conta que o Pedala Joinville é reconhecido, por lei municipal, como uma associação de utilidade pública, você estará prestando um serviço para a comunidade. O Pedala emite certificado de participação para todo que solicitarem.

Venha atuar conosco! Juntos somaremos talentos, ideias e ações em benefício da mobilidade urbana, bem como na busca de uma melhor qualidade de vida por meio da prática do esporte que amamos: o ciclismo!

Relação das Comissões 

 


 

🚲 Comissão “Pedala Joinville nas Escolas”

 

A Associação Movimento Pedala Joinville desenvolveu um conjunto de atividades dinâmicas e educativas a serem oferecidas e realizadas nas escolas públicas e privadas, em parceria com as respectivas direções, visando o fomentando da cultura da bicicleta junto aos escolares.

As atividades apresentam noções gerais do uso da bicicleta, dos benefícios da prática do ciclismo, regras de como se portar no trânsito, uso de equipamentos de segurança, a relação entre as diversas modalidades de transporte, dentre outros temas.

A apresentação dos temas é feita por ciclistas experientes, membros ou não da Comissão, todos atuando como voluntários no projeto.

Doações de recursos e materiais para aplicação na atividades, oriundos de pessoas físicas ou jurídicas são sempre benvindos.

 


 

🚲 Comissão “Ao Trabalho com a Bicicleta”

 

Desenvolve atividades relacionadas ao uso da bicicleta para deslocamento ao trabalho, promovendo ações de conscientização quanto aos benefícios do modal, bem como iniciativas para disseminação das regras no trânsito, uso de equipamentos de segurança, manutenção das bicicletas, dentre outros.

A Comissão também volta sua atenção para aqueles que fazem uso da bicicleta como ferramenta de trabalho, tais como vendedores, entregadores e outros.

Outra atividade é a oferta e realização de palestras de conscientização e treinamento quanto aos temas acima em empresas e demais entidades, sempre por meio de ciclistas voluntários experientes, membros ou não da Comissão, mas sempre mediante sua escolha e definição.

Doações de recursos e materiais para aplicação na atividades, oriundos de pessoas físicas ou jurídicas são sempre benvindos.

 


 

🚲 Comissão da Mulher Ciclista

 

 A Comissão da Mulher Ciclista tem como principais objetivos:

  • Promover a participação da mulher ciclista em atividades físicas, motivacionais, culturais e de lazer junto à comunidade na qual está inserida, na perspectiva de realizar ações sociais que incentivem a divulgação do ciclismo e o bem-estar social.
  • Promover e apoiar projetos de assistência social planejados pela entidade ou em parceria com entidades afins.
  • Promover a inclusão de pessoas que compartilhem dos objetivos da entidade e participem de suas atividades, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, orientação sexual, identidade de gênero e pessoas com deficiência.
  • Promover o debate sobre a violência de gênero, com foco na violência contra a mulher, através de atividades de formação e informação junto aos grupos nos quais a entidade atua e nas redes sociais.

A Comissão da Mulher Ciclista realizará estudos e pesquisas sobre os temas acima propostos, bem como manterá interlocução com outros colegiados e organismos da sociedade civil, bem como órgãos governamentais que atuam no tema, propondo ações para a Diretoria do Pedala.

 


 

🚲 Comissão da Infraestrutura Cicloviária

 

São objetivos da Comissão de Infraestrutura cicloviária:

  • Desenvolver atividades de conhecimento, pesquisa, debate, acompanhamento e proposições relativas à infraestrutura cicloviária no âmbito do Município de Joinville e região.
  • Buscar consolidar uma política cicloviária em Joinville, com o fomento da implantação e manutenção das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, bem como acompanhamento dos projetos e ações governamentais.
  • Propor soluções e políticas públicas para reação à violência e  crescente número de acidentes nas vias públicas envolvendo ciclistas, trabalhando com a promoção da mobilidade sustentável, plural e pacífica, como direito de todo cidadão.

 


 

🚲 Comissão de Acompanhamento Legislativo

 

São objetivos da Comissão de Acompanhamento Legislativo:

  • Desenvolver trabalhos de estudo de leis, acompanhamento de projetos de leis e demais atos dos poderes legislativos e políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana;
  • Propor à Diretoria do Pedala ações de articulação institucional e política;
  • Elaborar e propor à Diretoria do Pedala a apresentação de anteprojetos visando a ciclomobilidade urbana sustentável nas Políticas Públicas e Planos da cidade e do estado.

 


 

🚲 Comissão de Ações Sociais

 

Além de pensar o ciclismo como modal de transporte e lazer sustentáveis, o Pedala Joinville não descuida do seu dever social de contribuir com outras ações em prol dos menos favorecidos.

Assim sendo, a Comissão de Ações Sociais tem como objetivo articular as ações do Pedala Joinville e parceiros em campanhas de solidariedade social programadas na agenda da associação, bem como ações em emergências públicas.

Nas ações da Comissão inclui-se a campanha “Giro do Bem” que consiste no recebimento e recolhimento de bicicletas para doação, de qualquer tamanho, mas principalmente as bicicletas infantis esquecidas em condomínios, colocando-as para rodar em ações com parceiros, que depois serão doadas por meio de instituições parceiras.

 


 

🚲 Comissão Projeto Rodas da Vida

 

O projeto "Rodas da Vida", realizado em parceria com instituições de amparo a idosos e/ou portadores de necessidades especiais, visa oferecer passeios programados em bicicletas adaptadas em cadeiras de roda para os assistidos destas instituições, proporcionando-lhes a incrível     

A Comissão atua na realização de parcerias entre o Pedala Joinville, patrocinadores, apoiadores e fornecedores para aquisição e alocação dos equipamentos nas instituições de amparo, bem como formando e capacitando ciclistas voluntários, membros ou não da Comissão para conduzir as bicicletas adaptadas nos referidos passeios.

O Pedala Joinville já exerce essa atividade junto ao Residencial de Idosos Bethesda, localizado no distrito de Pirabeiraba, realizado eventos com residentes daquela instituição.  É missão da Comissão ampliar essas ações, estendendo-a a outras instituições de assistência.

 


 

🚲 Comissão Projeto Roda Guia

 

O Projeto Roda Guia atua na preparação de ciclistas voluntários para serem guias de deficientes visuais no ciclismo, com o objetivo promover a prática do ciclismo inclusivo.

O Projeto ainda contempla a busca de parcerias, apoio e/ou patrocínio em outras organizações, empresas, fornecedores e pessoas físicas visando a aquisição de bicicletas do tipo “tandem” (bicicletas com dois assentos), na qual os ciclistas portadores de deficiência visual pedalam na companhia do ciclista guia voluntário.

Também busca a aquisição de acessórios e vestuário de ciclismo personalizado para o projeto, permitindo melhor identificação.

Com o uso da bicicleta tipo “tandem”, o deficiente visual consegue ter uma experiência semelhante à de quem usa uma bicicleta individual: sensação de liberdade e alegria.

A ação já foi realizada pelo Pedala Joinville, em parceria com a Associação Joinvilense de Deficientes Visuais (AJIDEVI). É missão da Comissão retomar a atividade junto à referida instituição, bem como ampliá-la para entidades congêneres.

 


 

🚲Comissão Projeto Rodinhas Nunca Mais

 

A ação visa fornecer aprendizado de condução de bicicleta, em princípio para crianças, sem prejuízo de sua ampliação para pessoas de qualquer idade.

O programa também inclui noções de segurança e comportamento no trânsito, bem como uso de equipamentos de proteção.

A Comissão tem como objetivo capacitar voluntários, responsabilizar-se pelos equipamentos de treinamento, bem como organizar, promover e realizar os eventos de aprendizado na condução de bicicleta, inclusive juntos a instituições de ensino.

 


 

🚲 Comissão de Cicloturismo para a Região de Joinville

 

Com localização privilegiada, numa extensa planície entre o litoral e a Serra do Mar, com vários morros cobertos de vegetação em meio à área urbana e a boa organização, Joinville é dotada de 8 (oito) rotas de cicloturismo, mapeadas como Circuito de Cicloturismo Dona Francisca, onde se encontram extensas áreas de Mata Atlântica, cachoeiras, piscinas naturais, parques aquáticos, mirantes, estradas cênicas, casas típicas estilo enxaimel, pontes de madeira cobertas, pequenas fábricas e sítios de produtos orgânicos.

Atuando em parceria com o Poder Público, o Pedala Joinville exerceu ação decisiva na identificação, mapeamento e lançamento do Circuito de Cicloturismo Dona Francisca, estando sob sua gestão o site institucional com informações gerais do roteiro, serviços, pontos de apoio, mapas e planilhas complementares à sinalização afixada ao longo do circuito.

O objetivo da Comissão é atuar no conhecimento do projeto, acompanhar as ações de responsabilidade do Poder Público para esta atividade, propor medidas, bem como elaborar estudo para ampliar a atuação do Pedala Joinville no tema.

A Comissão promove e realiza ações junto aos diversos grupos de ciclismo de Joinville, visando a promoção do Circuito de Cicloturismo Dona Francisca.

Também é missão da Comissão atuar junto a entidades intermunicipais com o objetivo de regionalizar a governança do circuito, para além das fronteiras do município de Joinville, dado que as rotas, em geral, se estendem para outras cidades.

 


 

 

√ Para participar de nossas Comissões preencha o Formulário de Cadastro: Clique aqui

 

√ Para saber mais ou comunicar-se com as Comissões, use nosso canal Fale conosco: Clique aqui